Tudo sobre a famosa cadeira Eames

Então, você comprou (ou quer comprar) uma cadeira Eames só porque ela está na moda e é um ícone de design ? Ok! Nós também amamos essa cadeira e admiramos sua escolha! Mas quando algum amigo elogiar essa peça incrível na sua decoração, é melhor ter algo a dizer além de que ela é uma cadeira famosinha...

 

Selecionamos 10 fatos curiosos sobre a criação e produção dessa cadeira, e alguns deles até nós ficamos surpresos… Veja só!

 

 

 

1. Charles e Ray Eames foram dois designers americanos que juntos deram uma grande contribuição para a história do design de móveis. Todas as peças costumavam ser assinadas por Charles, mas Ray também ajudava a pensar e executar o projeto. 

 

 

 

2. A cadeira Eames foi feita para uma competição... e nem sequer ganhou. A competição foi o Concurso Internacional de Design de Móveis de Baixo Custo, realizado em 1948 em Nova Iorque, que culminaria em uma exposição no MoMA. O prêmio era de US$ 50.000 e o vencedor foi Cadeira lateral de Don Knorr (imagem abaixo).

 

 

 

3. A primeira cadeira Eames foi desenhada por Charles, feito em metal aramado. Porém a estrutura, com uma película de neoprene necessária para dar conforto era muito cara para ser produzida em grande escala. Em última análise, elas foram produzidas de resina de plástico reforçada com fibra de vidro. 

 

 

 

4. As cores originais da cadeira foram marrom, cinza e bege. As cores foram escolhidas principalmente pelo designer Ray Eames, esposa de Charles, e logo ela acrescentou verde, amarelo e vermelho para a coleção. Felizmente elas agora vêm em 14 cores diferentes!

 

 

 

5. Charles nunca ficou feliz com a coloração da fibra de vidro. Embora a pátina "vintage" seja procurada hoje, Charles sempre esperava um revestimento de acabamento sólido, uniforme e mate para suas cadeiras.

 

 

6. A produção dos originais de fibra de vidro cessou em 1989 por razões ambientais. A química do material e sua falta de reciclabilidade levaram Herman Miller e Ray Eames a cessar a produção nas poltronas. Depois de explorar materiais alternativos, eles começaram a fazer as cadeiras novamente em polipropileno reciclável em 2000. Em 2013, Herman Miller anunciou o retorno de fibra de vidro - um novo tipo, reciclável!

 

 

 

7. DAX? LAX? DSW? Uma das propostas da cadeira era sua adaptabilidade - os assentos com ou sem braços poderiam ser anexados a uma variedade de bases. Os códigos referem-se a estas várias combinações, e os códigos comuns incluem SAX (poltrona de apoio + assento com braço + base de metal em forma de H), DSR (cadeira de jantar + assento sem braço + base em forma de torre Eiffel, cadeira lateral), DSW (madeira Pernas, cadeira lateral) e RAR (poltrona de balanço).

 

 

 

8. O modelo RAR, cadeira de balanço, cessou a produção em 1968; No entanto, a empresa continuou a presentear as funcionárias grávidas da firma até 1984.

 

 

 

9. Uma versão dessa cadeira tamanho boneca foi projetada, mas nunca produzida.

 

10. Sua cadeira tem parentes no aeroporto. Charles e Ray Eames também projetaram o modelo de cadeiras usado nas salas de embarque do aeroporto. Isso mesmo! O Tandem Sling Seating, projetado primeiro para o Aeroporto Internacional de Chicago, também é criação desse casal de designers!

 

 

Charles Eames uma vez disse que tudo o que ele fizesse, sua esposa Ray poderia fazer melhor. Ficamos pensando o que ela teria inventado para o Concurso Internacional de Design de Móveis de Baixo Custo, em 1948. Será que ela venceria? Apesar de essa cadeira não ter sido a premiada do concurso, com certeza ela se destacou e se tornou um ícone do design.

 

E se você ainda não tinha se decidido por ela, tomara que agora não tenha mais dúvidas!

 

Faça o teste da Ah! Voila para saber qual é o seu estilo decor! 

Clique AQUI para começar.

 

 

 

 

Please reload

RSS Feed

Tapetes - Como Acertar na Decoração

15 Feb 2018

Estilo Retrô - Os Segredos para Decorar

8 Feb 2018

Como Decorar com Plantas Dentro de Casa

30 Jan 2018

1/2
Please reload

Please reload

ah! voila

  • ahvoilaface
  • ahvoilainsta
  • Black Pinterest Icon

Em breve...

© 2020 Ah Voila Design de Interiores

CNPJ: 27.235.213/0001-59

R. Sabará, 16 - Higienópolis, São Paulo/SP - 01239-010