Os segredos da decoração: Equilíbrio, Simetria e Harmonia

Criar uma boa decoração não é apenas colocar as coisas certas juntas: trata-se também da maneira como você vê o espaço como um todo.

 

Alguns princípios do design podem ser diretamente aplicados na decoração. Vamos falar sobre eles aqui: Equilíbrio, Simetria e Harmonia.

 

 

Equilíbrio e Simetria

 

Um conceito realmente importante para nós, e talvez difícil de explicar, é a idéia de equilíbrio. Se procurarmos no dicionário, equilíbrio é uma igualdade de pesos e forças que não se alteram com o tempo. Os pesos que trabalhamos no design de interiores são visuais e a balança é o nosso olhar.

 

 

É quase impossível falar de equilíbrio e não falar de simetria. Simetria é correspondência exata de tamanhos, formas e posição. Pode parecer um pouco tradicional, mas esse princípio funcionou ao longo das décadas. Montar um ambiente simétrico o faz parecer mais relaxante e harmônico. Opa! E agora que falamos da harmonia, do que ela se trata?

 

Harmonia

 

Harmonia é um conjunto de (1) cores, (2) tamanhos e (3) formas que combinam entre si. Então agora que falamos rapidamente desses 3 princípios, podemos começar a dar exemplos concretos de ambientes que utilizam tão bem esses conceitos que não conseguimos separá-los um do outro. Dê uma olhada!

 

 

 

A simetria pode ser perfeita, como se um lado fosse espelhado ao outro, usando exatamente os mesmos objetos, as mesmas distâncias do eixo de simetria.

 

Se você pensa que equilíbrio e harmonia significam ambientes de cores neutras, dê uma olhada nas cores e pinturas escuras dessa sala, perfeitamente simétrica e harmônica, na imagem a seguir!

 

 

O que buscar: Equilibrio, Harmonia ou Simetria?

 

O processo de decoração não é uma ciência com uma resposta única. Pela natureza artística, o design de interiores deve buscar o belo junto com a eficiência do espaço. Assim não há uma única característica mais importante. Por exemplo: a simetria pode ser mais livre , e no final, o que pode ficar mais evidente não é o eixo simétrico, mas sim o equilíbrio e a harmonia.

 

A simetria, equilíbrio e harmonia podem estar na estampa dos acessórios (ver imagem abaixo).

 

 

Mas você pode ter equilíbrio e harmonia sem simetria, como a composição da parede galeria nessa sala:

 

 

Ou não ter equilíbrio nem simetria, mas ter harmonia. Veja o contraponto da cadeira estampada com o desenho do quadro na parede na decoração abaixo.

 

 

Só para ter certeza que não ficaram dúvidas: simetria, harmonia e equilíbrio não significam objetos sempre iguais, mas sim “pesos” proporcionais! Passando por diferentes ambientes, você viu que esses princípios de design se aplicam a qualquer tipo e estilo de decoração.

Faça o teste da Ah! Voila para saber qual é o seu estilo decor! 

Clique AQUI para começar.

O importante é saber qual deles você quer aplicar e qual faz mais sentido para você. Lembre-se: não é utilizando uma régua que vai ficar tudo perfeito…deixe seu olhar te guiar! Nossos designers podem te ajudar a colocar essas questões em prática, fazendo você economizar tempo e investir nos itens certos de primeira!

 

 

 

Please reload

RSS Feed

Tapetes - Como Acertar na Decoração

15 Feb 2018

Estilo Retrô - Os Segredos para Decorar

8 Feb 2018

Como Decorar com Plantas Dentro de Casa

30 Jan 2018

1/2
Please reload

Please reload

ah! voila

  • ahvoilaface
  • ahvoilainsta
  • Black Pinterest Icon

Em breve...

© 2020 Ah Voila Design de Interiores

CNPJ: 27.235.213/0001-59

R. Sabará, 16 - Higienópolis, São Paulo/SP - 01239-010