Principais erros na decoração: Como evitar

O que mais queremos é ajudar a decorar com estilo e minimizar os erros, claro.

Montamos uma lista dos erros mais comuns de decoração que vemos por aí para te ajudar a não cometê-los nunca mais. Escolhemos fotos de ambientes com super acertos para te ajudar a entender como fazer.

 

 

 

Ignorar proporções

O erro mais comum é saturar o ambiente com móveis que não são proporcionais ao tamanho do ambiente, e aí ele a começa a parecer ainda menor do que realmente é. Proporções e escalas são essenciais – o ambiente pode ser super simples, mas tamanhos pensados com atenção deixam o espaço mais agradável. Prefira móveis com dupla função e tenha apenas o essencial.

 

 

Os móveis de proporção ideal permitem uma circulação confortável e demarcam o ambiente da sala de estar.

 

 

Tudo igual

Deixar tudo em um ambiente com as mesmas cores, tecidos e texturas para a decoração parecer uma coisa só deixa o ambiente sem graça. Defina um estilo geral, seja clássico, contemporâneo, romântico, étnico, rústico ou outro, mas salpique-o com detalhes diferentes, seguindo a conceito do mix and match (ou seja, misturar a combinar, numa espécie de tradução literal).

 

 

Nessa sala acima, temos a mistura de texturas, estampas, cores e estilos de mobiliário. Os diferentes materiais conquistam o aconchego e o mix de estampas geométricas, étnica e dão graça e estilo único a essa sala.

 

 

Decorar com tapetes pequenos ou grandes demais

O erro dos tapetes é clássico. Pequenos demais, ou grandes demais. Se não forem do tamanho certo não vão valorizar a decoração. A função principal dos tapetes é setorizar os ambientes. Um modelo muito pequeno em frente ao sofá pode ficar esquisito, já um modelo muito grande pode aparentar que os móveis são desproporcionais - foque nisso sempre que precisar comprar um tapete novo.

 

 

O tapete da sala acima marca o espaço de circulação e entra alguns centímetros em baixo dos móveis, sendo proporcional ao espaço que ele ocupa.

 

 

Preencher todas as paredes

É muito, mas muito, muito comum as pessoas pensarem que precisam completar todas as paredes com móveis, espelhos ou quadros. Dependendo do tamanho do ambiente e as escolhas, o ambiente fica pesado e aparentemente desordenado. As paredes livres são um respiro para a decoração e muitas vezes a solução para aquilo que não parece muito equilibrado.

 

 

Na decoração minimalista o menos é mais, e a sala da imagem acima está linda e não há nada decorando paredes!

 

 

Cortinas muito longas (ou muito curtas)

O erro mais comum na escolha das cortinas é seu comprimento. Esse detalhe tão pequeno faz uma diferença enorme no conjunto da decoração. Temos um artigo completo sobre como escolher a cortina perfeita e lá damos várias dicas para acertar no modelo, comprimento e volume de tecido. Não deixe de conferir!

 

Cortinas do piso até o piso dão a sensação que o ambiente é maior e o pé direito mais alto.

 

 

Excesso de miudezas e enfeites

Muitas vezes, menos é mais. Até os ambientes mais espaçosos podem parecer menores se você encher cada superfície dos móveis com muitas peças decorativas. Escolha uma bancada especialmente para exibir os seus pequenos itens decorativos e troque-os regularmente, assim, você não preenche a casa com tantas peças e, de quebra, ainda terá um cantinho renovado de tempos em tempos.

 

 

Nessa estante acima temos um exemplo de equilíbrio nos objetos. As peças seguem uma mesma linguagem e variam em tamanhos conforme o espaço dos nichos.

 

 

Iluminação ruim

Muitos cômodos possuem apenas um único ponto de luz bem no centro do ambiente, o que as vezes é insuficiente. Luzes de apoio e iluminação decorativa, como luminárias de piso e abajures trazem calor ao ambiente, tornando-o mais confortável, além de possibilitar variações de uso e cenários. A luz irá rebater nas paredes e clarear até os cantos mais escuros. Se você não tem espaço para tanto, aposte nos espelhos, que refletem a luz natural pelo ambiente.

 

 A luminária de piso e o abajur são pontos de luz extra nessa decoração.

Faça o teste da Ah! Voila para saber qual é o seu estilo decor! 

Clique AQUI para começar.

Esperamos que essas dicas sejam úteis na hora de você decorar. Conte sempre com a ajuda dos nossos designers para você gastar seu dinheiro certo na hora de decorar!

 

 

Please reload

RSS Feed

Tapetes - Como Acertar na Decoração

15 Feb 2018

Estilo Retrô - Os Segredos para Decorar

8 Feb 2018

Como Decorar com Plantas Dentro de Casa

30 Jan 2018

1/2
Please reload

Please reload

ah! voila

  • ahvoilaface
  • ahvoilainsta
  • Black Pinterest Icon

Em breve...

© 2020 Ah Voila Design de Interiores

CNPJ: 27.235.213/0001-59

R. Sabará, 16 - Higienópolis, São Paulo/SP - 01239-010