Você sabe a diferença entre o estilo Rústico x Clássico?

Muitas pessoas se confundem se a decoração é rústica ou clássico. Esse erro é comum até mesmo entre decoradores (sim, pasmem!). Mesmo se ambos estilos tem uma conexão romântica com o passado, cada tem uma identidade única e bem definida. Vamos dar uma definição visual desses dois estilos no mundo do design de interiores.

 

 

Rústico

 

Ambientes rústicos evocam um tempo simples e honesto. Neste cenário, os materiais brutos são o centro da decoração.

 

 

Madeira Bruta

Para um look rústico, esqueça elementos brilhantes e não pode ter muito trabalho, como polimento,  nem imitação de qualquer material. Um exemplo clássico é madeira rústica, usada por o seu aspecto natural e bruto. O estilo fica ainda mais evidente se deixar aparecer os traços do tempo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Cores Cosy e Padrões

Verde escuro, azul profundo, kaki e bordo. Essas cores são frequentes no estilo rústico e são geralmente escolhidas numa tonalidade mais escura. 

Os padrões geométricos devem ser tradicionais como quadriculado ou patchwork (no português, a tradução idela é "trabalho com retalhos"). Já os tecidos mostram geralmente a beleza do "feito à mão" com almofadas ou jogos de cama em crochê.

 

 

Metal grosso

Para um ambiente rústico, deve escolher metal pesado, com acabamento grosso e fosco. Tente evitar os acabamentos brilhantes que podem aparecer contemporâneo demais.

 

 

 

 

 

 

 

 

Clássico

 

Os interiores clássicos são feitos de mistura elegante de móveis e acessórios tradicionais, junto com cores claras e suaves. Muitas vezes, pequenos elementos são dobrados, ou seja, colocados duas vezes, para oferecer uma disposição simétrica ao espaço. O look geral evoca uma maneira de viver mais formal e sofisticada. 

 

 Materiais macios

Já percebeu que, nos interiores clássicos, os materiais são geralmente macios? Essa é uma característica bem comum, tendo uma presença imponente na sala. Madeira escura e rica com acabamento polido também é bastante presente na decoração. Outros materiais luxuosos, como mármore, vidro e metal rico podem ser combinado no estilo clássico.

 

 

 

 

 

 

Cores claras e suaves

A paleta de cores são sempre neutras e suaves. Tipicamente o bege, cinza e branco são os tons principais de uma composição clássica. Elementos em tecidos incluirão principalmente veludo e seda, criando um aspecto luxuoso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Chandelier

O chandelier é uma peça que vem diretamente do estilo clássico.  Séculos atrás, era um lustre que segurava as velas, mas atualmente a vela foi substituída por lâmpadas, porém a ideia é a mesma. Junto com outros itens, sempre com acabamento muito detalhado, os móveis clássicos são esteticamente bastante elaborados e quase esculturais.

 

 

 

 

 

Para concluir, lembre-se que você pode perfeitamente misturar os dois estilo na decoração. Por exemplo, é possível misturar um espelho com borda em madeira rústica junto com um lustre chandelier. O objetivo em aprender a diferença é que você tenha uma maior clareza de qual mensagem você quer passar com o conjunto da decoração, ajudando a criar o seu Painel Conceitual para planejar a decoração.

 

Agora que você já sabe a diferença entre Rústico x Clássico, qual você prefere?

Se quiser saber qual seu estilo decor, faça o quiz da Ah! Voila. Clique AQUI para começar o teste.

 

 

Please reload

RSS Feed

Tapetes - Como Acertar na Decoração

15 Feb 2018

Estilo Retrô - Os Segredos para Decorar

8 Feb 2018

Como Decorar com Plantas Dentro de Casa

30 Jan 2018

1/2
Please reload

Please reload

ah! voila

  • ahvoilaface
  • ahvoilainsta
  • Black Pinterest Icon

Em breve...

© 2020 Ah Voila Design de Interiores

CNPJ: 27.235.213/0001-59

R. Sabará, 16 - Higienópolis, São Paulo/SP - 01239-010