Decoração Escandinava: básico, minimalista e moderno ao mesmo tempo


Sala decoração estilo escandinavo

Uma decoração simples e que não deixa de ser sofisticada. O estilo escandinavo está ganhando espaço entre amantes de design de interiores em todo o mundo. Se você procura um estilo básico, minimalista e moderno para decorar a sua casa, a melhor opção é o estilo escandinavo (também conhecido como estilo nórdico).

sala de estar escandinava

A Escandinávia é uma região do norte da Europa que abrange a Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca. O estilo escandinavo surgiu no inicio do século XX e adquiriu as características dos artesanatos e paisagens destas regiões, combinando cores neutras e elementos levemente envelhecidos. Quando falamos do século XX, sempre temos que lembrar do movimento modernista e as grandes mudanças que ele refletiu na arquitetura e no design.

Cozinha escandinava com paredes brancas

O branco nas paredes e móveis

Uma característica bem marcante dessa decoração é a predominância do branco e das cores claras. Os países nórdicos passam por muitas horas de escuridão durante o inverno. Eles encontraram no branco e nas cores claras a forma de deixar os ambientes mais iluminados.

estilo escandinavo e cores neutras

As cores na decor escandinava devem ser neutras, para criar um ambiente leve, agradável, tranquilo e calmo. Preto, cinza, bege, nude e castanho também aparecem bastante e entram em harmonia com as cores leves.

estilo escandinavo e materiais naturais

Para quebrar a intensidade do branco, a dica é utilizar materiais naturais, como lã, linho, plantas e toques em madeira de tons claros. Embora o branco seja a cor oficial, o azul também tem grande apelo neste estilo, já que sobressai diante da combinação P&B e tons de madeira.

Linhas retas e contrastes

Linhas retas e contrastes

Predomina-se as linhas retas na arquitetura dos ambientes nórdicos, assim como nos móveis. Também faz parte da composição utilizar o contraste de móveis modernos de linhas retas e design simples com detalhes clássicos e vintage. Explore várias luminárias no mesmo ambiente ou peças grandes e chamativas em preto.

estilo escandinavo - detalhes

Detalhes da decoração

Como o minimalismo é uma máxima desse estilo, beleza e simplicidade são pilares dessa decoração. Evite o excesso de bibelôs, enfeites, prateleiras e caixinhas. Opte por menos itens de decoração e melhor qualidade deles.

Pequenos detalhes fazem a diferença, como um vaso de plantas ou os objetos discretamente esquecidos no chão, criando a impressão de um ambiente em que as pessoas vivem de verdade.Toques em dourado, prata e cobre fazem toda a diferença na composição geral.

estilo escandinavo e quadros graficos

Quadros encostados no chão e nos aparadores, também em tons claros, dão um tom criativo aos ambientes. Os quadros com números e gráficos vão bem em paredes brancas, inspiradas nos ares nórdicos. Tapetes de pele falsa e outros elementos que remetem à decoração típica de países mais frios dão um toque bem aconchegante.

estilo escandinavo com couro

Abusando da criatividade, conseguimos compor um ambiente aconchegante, simples e agradável. Mas caso o excesso de branco incomode você, a dica é apostar em almofadas estampadas, livros ou acessórios coloridos que tragam tranquilidade e não deixem o ambiente tão sóbrio. Para adotar esse estilo do jeito certo, conte com a ajuda de um designer Ah! Voila!

Faça o teste da Ah! Voila para saber qual é o seu estilo decor!

Clique AQUI para começar.

RSS Feed