Como escolher a cortina perfeita

Só mesmo quem já comprou cortinas sabe como essa tarefa pode ser complicada! As cortinas ajudam a controlar a luz, dão privacidade e calor, marcam um estilo na decoração e adicionam textura e cor. 

 

O equilíbrio entre o tecido certo, a altura ideal para a instalação e as medidas adequadas ao espaço influenciam muito para o resultado perfeito. Montamos um guia para te ajudar a escolher cortina ideal!

 

 

Use bastante tecido

Você quer que suas cortinas sejam cheias e não esquisitas, certo? Então guarde essa frase: a cortina nunca deve ter o comprimento exato da janela. Se você realmente planeja fechar suas cortinas (o que é bem óbvio), elas devem ser entre duas e 2,5 vezes a largura da janela real, assim ela ainda terá volume, ondas e uniformidade quando estiverem esticadas.

 

 

 

A Altura Ideal

Quanto mais alta ela for, maior a sensação de amplitude. Portanto, encoste ou fixe o varão ou trilho no teto. Apenas em ambientes onde o pé-direito vai além do padrão 2,70m, que é possível instalar o varão a meio caminho entre o teto e a janela, sem que o ambiente pareça achatado. Pelo mesmo motivo de amplitude, o tecido deve cair até o chão. Mas não se esqueça de fazer a barra certa, pois se ela ficar dobrada ou embolada, acumula sujeira e não fica bonito...

 

✓ CERTO: se o pé-direito for bem alto, instale a cortina a meio caminho entre o teto e a parte superior da janela. Usando varões, é mais fácil regular a altura.

 

✓ CERTO: Para obter efeito de amplitude, um bom truque é deixar a cortina bem no alto. Existem até modelos de trilho apropriados para fixação direta no teto.

 

E se tiver um móvel no caminho? Se houver um móvel em frente à janela, você pode afastá-lo pelo menos 12 cm, para que a cortina passe por trás. Se não houver mesmo espaço, a cortina pode terminar 15 cm abaixo da janela, em um modelo rolô, romano ou uma persiana. Cortinas curtas funcionam bem apenas em quartos de bebê.

 

 

Apenas a janela ou parede inteira?

Com relação à largura, não há regra. Modelos estreitos, que se restringem ao vão da janela, deixam o ambiente mais leve. Os trechos de parede que sobram nas laterais podem ganhar arranjos de quadros ou até uma luminária. Quando a esquadria é descentralizada, é interessante encobrir toda a parede para disfarçar a diferença entre os lados.

 

 

Estampas, porque não?

Até pouco tempo atrás, as cortinas deveriam ser o mais neutras possível. Porém estamos vendo com muita frequência que os modelos estampados, comuns nos anos 1970, estão de volta, pois agora vale fazer delas um elemento forte da decoração. Apenas tome cuidado para não carregar o ambiente, caso use papel de parede.

 

 

Depois de todo esses itens, nós declaramos: as cortinas têm o poder de imprimir uma atmosfera mais acolhedora e elegante aos projetos.

 

Guarde esse post na sua pastinha de favoritos, e quando surgir a dúvida, corre aqui de volta. Se você estiver em dúvida, peça a ajuda de um de nossos designers!

Faça o teste da Ah! Voila para saber qual é o seu estilo decor! 

Clique AQUI para começar.

 

 

 

 

Please reload

RSS Feed

Tapetes - Como Acertar na Decoração

15 Feb 2018

Estilo Retrô - Os Segredos para Decorar

8 Feb 2018

Como Decorar com Plantas Dentro de Casa

30 Jan 2018

1/2
Please reload

Please reload

ah! voila

  • ahvoilaface
  • ahvoilainsta
  • Black Pinterest Icon

Em breve...

© 2020 Ah Voila Design de Interiores

CNPJ: 27.235.213/0001-59

R. Sabará, 16 - Higienópolis, São Paulo/SP - 01239-010