Como combinar estampas na decoração?

Houve um tempo em que as pessoas usavam a mesma estampa em todos os lugares ao longo de uma sala - as mesmas flores do tecido das cortinas estavam no sofá, que estavam no abajur, que estavam nas almofadas… Lembra disso?

 

Usar mais de uma estampa em um único ambiente pode ser muito difícil para algumas pessoas. Escrevemos aqui um guia para te ajudar na hora montar a composição de estampas da sua decoração.

 

 

A primeira coisa que você precisa saber é esta: as estampas não precisam combinar. Como com muitos elementos de decoração, eles simplesmente precisam se coordenar e se complementarem, e há várias maneiras de isso acontecer.

 

 

 

 Busque inspiração
 

Para ter uma composição bem sucedida, comece escolhendo uma estampa que você realmente goste. O padrão e cor inicial vão depender de você! A partir dessa primeira é que vamos pensar nas composições e combinações com padronagens diferentes. Dê uma olhada nos nosso Pinterest e se inspire!

 

 

 

Pelo menos três!

Misturar pelo menos três estampas é uma aposta interessante. Tente trabalhar em números ímpares para não parecer que elas foram combinadas em duplas.

 

 

 

Uma cor em comum

A maneira mais fácil de misturar padrões é com a cor. Sinta-se livre para misturar florais, xadrez, geométricos - qualquer que seja, desde que compartilhem uma paleta de cores comum. Você instintivamente saberá se a composição parece ser boa para você ou se não parece certo.

 

Lembre-se também de que os padrões não precisam ser sempre de cores vibrantes. Você pode muito bem trabalhar com cores neutras e variar apenas nas texturas e brilho dos materiais.

 

 

Variar a escala

Ao usar estampas, é importante pensar em tamanho e escala. Os melhores composições são misturadas.

Por exemplo: tente usar um padrão grande em uma área grande, como cortinas, tapetes ou paredes; Padrões de escala média em móveis; E pequenos padrões em itens pequenos, como almofadas e acessórios de decoração. Você verá que terá mais equilíbrio e harmonia.

 

 

 

 

Experimente a Regra 60 - 30 - 10

A regra 60 - 30 -10 funciona bem quando se trata estampas e cores. Basicamente, isso significa que a estampa principal obtém até 60% de predominância, o padrão secundário obtém até 30% e o padrão detalhe leva o 10% restante.

 

 

Não esqueça os sólidos!

Para evitar uma sobrecarga louca, certifique-se de que pelo menos alguma das superfícies grandes seja de cor sólida. Isso dará equilíbrio e puxar todos os padrões juntos. Se o papel de parede for estampado, use acabamentos lisos no chão e no maior móvel que tiver no ambiente.

Faça o teste da Ah! Voila para saber qual é o seu estilo decor! 

Clique AQUI para começar.

Atente-se também o que é que realmente te fascina... aquilo que te deixa com queixo caído e faz suas pupilas aumentarem ao ver uma decoração tão sublime. Nada adianta saber combinar as estampas, mas não representar sua personalidade. Para te ajudar a encontrar qual o seu estilo, faça nosso Quiz Decor (também citado acima). No final, autoconhecimento é tudo!

 

 

 

Please reload

RSS Feed

Tapetes - Como Acertar na Decoração

15 Feb 2018

Estilo Retrô - Os Segredos para Decorar

8 Feb 2018

Como Decorar com Plantas Dentro de Casa

30 Jan 2018

1/2
Please reload

Please reload

ah! voila

  • ahvoilaface
  • ahvoilainsta
  • Black Pinterest Icon

Em breve...

© 2020 Ah Voila Design de Interiores

CNPJ: 27.235.213/0001-59

R. Sabará, 16 - Higienópolis, São Paulo/SP - 01239-010