Por que o moodboard é importante para decoração?

Você está pensando em decorar a sua casa? Mais cedo ou mais tarde, você vai encontrar o famoso "moodboard". Em português, é traduzido como Painel Conceitual, mas o termo em inglês é vastamente utilizado no meio de decoração até mesmo no Brasil. Mas a pergunta é: o que é realmente um moodboard? Esse documento que parece tão artístico e criativo adorados pelos designers...

 

 

A grande maioria dos profissionais de designer usam esses painéis conceituais para arquivar as suas peças favoritas ou para criar um estilo particular. Se você planeja decorar, provavelmente pesquisou várias fotos e imagens que você gostou nas revistas ou na internet. O problema é que apenas pesquisar não é suficiente, pois ainda difícil selecionar as inspirações que você realmente quer transcrever no seu espaço.

 

 

 

Coerência Visual

 

Um moodboard, ou Painel de Conceito, ajuda você guardar uma coerência de estilo das suas ideais. É um lembrete do que você precisa, ou não precisa, e das cores com quais você quer decorar. É muito fácil ficar distraído e começar a comprar muitas coisas, sem saber ao certo se o conjunto vai ficar bonito. Um painel conceitual ajuda você a combinar os elementos através desse processo.

 

 

 

 

Planejar a decoração

 

Com esse documento, a ideia é jogar todas as referências selecionadas uma sobre a outra, em uma superfície neutra. Desse jeito é fácil retirar ou adicionar elementos, tendo o resultado visual instantâneo. Isso é apenas o começo do planejamento da decoração. Você experimenta estilo, cores e texturas antes de escolhê-las definitivamente.

 

 

 

Beleza e Sentido

 

Uma boa dica é começar selecionando uma peça que você absolutamente quer na decoração e, ao redor dela, elaborar o resto do moodboard. Pode ser um papel de parede, uma poltrona favorita ou ainda um tapete com cores que você adora.

 

Esse processo permite experimentar sem risco, podendo fazer uma colagem do que você não imaginaria na vida real, mas que, depois de reunir os elementos, fica lindo e faz total sentido! Veja alguns exemplo que os designers da Ah! Voila fizeram:

 

 

 

 

 

 

 

O moodboard é uma etapa indispensável para quem planeja decorar. Com o tempo, se quiser trocar uma peça sem mudar o tema, o painel conceitual pode servir como referência para agilizar a decisão.

 

Comece agora mesmo a fazer seu moodboard! Salve as imagens no computador e vá colocando uma sobre a outra em um fundo neutro. Se preferir, o velho método nunca falha: imprima os itens que você gostou, recorte e organize todos juntos. Quero ver você arranjar uma desculpa para não fazer Painel Conceitual agora...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

RSS Feed

Tapetes - Como Acertar na Decoração

15 Feb 2018

Estilo Retrô - Os Segredos para Decorar

8 Feb 2018

Como Decorar com Plantas Dentro de Casa

30 Jan 2018

1/2
Please reload

Please reload

ah! voila

  • ahvoilaface
  • ahvoilainsta
  • Black Pinterest Icon

Em breve...

© 2020 Ah Voila Design de Interiores

CNPJ: 27.235.213/0001-59

R. Sabará, 16 - Higienópolis, São Paulo/SP - 01239-010