Como escolher Cabeceira de Cama

Foi-se o tempo em que as cabeceiras eram um simples apoio para a cabeça. Cada vez mais, a cabeceira da cama está se tornando um item fundamental para dar um toque personalizado à decoração do quarto. As cabeceiras de cama são melhor forma de adicionar um toque pessoal ao seu quarto. Reunimos diferentes ideias, elaboradas por decoradores profissionais, para te inspirar. 

 

Separamos algumas dicas para te ajudar a escolher a cabeceira que melhor combina com você e seu quarto. Anote aí!

 

 

 

As Dimensões: Altura e Largura

Antes de tudo, você precisa saber as medidas da cama para depois escolher a cabeceira. Você nunca pode ter a cabeceira menor que a largura da sua cama…. vai pela gente, não vai ficar legal. O contrário não tem problema. Se a cabeceira for mais larga que a sua cama, está tudo bem! Vamos passar aqui uma informação útil de medidas padrão de colchões box, apenas para que você tenha anotado:  Solteiro (0,88 x 1,88m); Casal (1,38 x 1,88m); Queen (1,58 x 1,98m) e King (1,93 x 2,03m).

 

Em termos gerais, se a cama tiver os típicos 60 cm de altura, a cabeceira deve ter idealmente entre 90 cm a 1,10 m de altura, para permitir que você possa se recostar para ver televisão, usar o laptop ou fazer uma leitura de maneira confortável.

 

Estilos de Cabeceira

Ao escolher a cabeceira da cama é preciso considerar diversos elementos, como o estilo de decoração do quarto (clássico, minimalista, monocromático, boho…), o tamanho da cama com relação à parede, a cor e textura das paredes, o estilo das roupas de cama normalmente usadas. Pense nesses fatores que você tem em seu quarto e veja as seguintes modelos de cabeceira:

 

- Madeira maciça

Cabeceira de madeira maciça sempre será um clássico em qualquer ambiente. Muito provavelmente essa cabeceira era uma antiga cama, e agora você pode usar só parte dela com um colchão box e ter algo totalmente diferente. Para diversificar do modelo tradicional, você pode optar por reestilizá-la e trocar da cor natural de madeira por outra cor que você goste. O quarto ficará muito moderno e cheio de personalidade.

 

 

- Painel de Madeira

O painel, apesar de ser atemporal, cria um aspecto moderno e deixa o ambiente mais acolhedor, principalmente pelo material de madeira. Por isso é uma ótima ideia para os quartos de cores neutras e mobiliário moderno.

 

 

- Com efeito rústico

Para levar um ar mais rústico, cheio de estilo e aparência autêntica ao ambiente, a dica é apostar em uma cabeceira de cama com acabamento propositalmente envelhecido. Lembre-se que há diferenças entre o estilo Rústico versus Clássico, ok?

 

 

- Estofada

As cabeceiras estofadas são queridinhas de muita gente, afinal, são lindas, aconchegantes e macias. Perfeitas para quem gosta de utilizar a cabeceira como encosto para leitura. Essa é uma opção coringa parar todos os estilos de decoração. Os painéis podem ser estofados individualmente e unidos por uma base de madeira. Se optar por estofador em couro, irá certamente conseguir um look moderno para o seu quarto. Mas não se esqueça que o couro pode ser frio, e vai acabar precisando de almofadas adicionais para contornar esse inconveniente.

 

 

- Com efeito capitonê

Para quem busca versatilidade e elegância, a cabeceira em capitonê é uma boa escolha. A técnica do capitonê existe há séculos e consiste em um trabalho artesanal que pode ser desenvolvido em diferentes tecidos. Feito por pespontos ou botões, o processo acontece com uma costura profunda que compõe padrões geométricos. O melhor de tudo é que esta estética ganha releituras e está sempre em alta!

 

 

- Em ferro

Uma cabeceira de cama de ferro é o investimento certo para quem prefere uma decoração repleta de charme, glamour e estilo. Esse tipo de cabeceira apresenta um visual marcante e pode complementar as mais diferentes tendências decorativas. Em um quarto de aparência romântica, uma cabeceira de cama de ferro na cor branca é um ótimo reforço para o espaço. No dormitório decorado com a tendência rústica, a opção é apostar em uma cabeceira de cama de ferro propositalmente envelhecido e para composições mais modernas, aposte na cabeceira de ferro colorida. E para os minimalistas, essa é a melhor opção para vocês!

 

 

- Papel de parede

A sua cabeceira também pode ser feita com um simples papel de parede! É uma das coisa que nunca deve ter passado pela sua cabeça! O papel de parede fará uma extensão da sua cama para o restante da parede, complementará o espaço aparentemente vazio e criará um efeito bem descolado e único. Escrevemos um artigo mostrando as tendências do papel de parede.

 

 

 

Harmonia

Quando falamos de harmonia na decoração, não estamos falando de algo totalmente combinadinho, e muito menos tudo da mesma cor e mesmo material. Queremos dizer que as coisas precisam se complementar no design de interiores, que os móveis conversem. No caso de começar a decoração do zero, a escolha da cabeceira não precisa preocupar com o restante, e ela pode ser o seu ponte de partida de estilo. Se for substituir a cabeceira de uma decoração existente, já terá que escolher um modelo combine com o resto da decoração, estando em harmonia com as cores, estilo e materiais utilizados. Mas não se preocupe… você vai encontrar!

 

 

Caso o quarto tenha paredes escuras, uma cabeceira mais clara pode ser o toque ideal para levar luz ao ambiente e fazer um contraste bonito na parede. Já se a ideia é mantê-la discreta, procure usar um tom próximo a cor da parede, pois assim ela ainda será perceptível, mas não tão evidente.

 

Se a parede onde a cama ficará posicionada conta com papel de parede estampado, opte por uma cabeceira neutra, ou faça uso das regras de mistura de estampas para encontrar a combinação perfeita. Caso você opte pela mistura de estampas para combinar a cabeceira com o papel de parede, opte por roupas de cama lisas. Assim o seu quarto não ficará pesado e com um exagero de informações.

 

 

Colocar quadros sobre a cabeceira também é algo interessante. Além de valorizar a decoração, eles complementam o espaço vertical entre a cama - cabeceira - teto e transformam seu quarto em um local mais estiloso, e muito mais atraente.

 

Reveja todos os fatores que devem ser considerados antes da escolha da cabeceira ideal, como que utilização lhe quer dar, que tipo de ambiente quer criar no seu quarto, que materiais gostaria de usar, e parta para a ação! Se você acha que é muita informação, os designers da Ah! Voila podem te ajudar. Veja como funciona o processo de decoração online!

 

 

 

Please reload

RSS Feed

Tapetes - Como Acertar na Decoração

15 Feb 2018

Estilo Retrô - Os Segredos para Decorar

8 Feb 2018

Como Decorar com Plantas Dentro de Casa

30 Jan 2018

1/2
Please reload

Please reload

ah! voila

  • ahvoilaface
  • ahvoilainsta
  • Black Pinterest Icon

Em breve...

© 2020 Ah Voila Design de Interiores

CNPJ: 27.235.213/0001-59

R. Sabará, 16 - Higienópolis, São Paulo/SP - 01239-010